Existes, Logo Pensa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nirvana.

5 participantes

Ir para baixo

Nirvana. Empty Nirvana.

Mensagem  Admin Seg Dez 14, 2009 5:10 pm

Budismo à parte, o que acham da ideia de um Nirvana? Acham que o homem possui estádios de desenvolvimento pessoal e espiritual que culminam num estado último de iluminação? Ou acham que todas as formas de desenvolvimento são paralelas, não havendo uma hierarquia? É que parece-me um pouco arrogante da parte de alguém considerar-se mais evoluído do que outro.

Admin
Admin

Mensagens : 33
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 34
Localização : Coimbra/Portimão

http://themindstreamofinevitablethoughts.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Nirvana. Empty Nao entendi

Mensagem  Quel Seg Dez 14, 2009 5:19 pm

Mas os que atingem o estado nirvana sao considerados mais evoluidos?
Porque?

Quel

Mensagens : 14
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Nirvana. Empty Re: Nirvana.

Mensagem  NadP Qua Dez 16, 2009 4:50 am

Eu penso que essa evolução é mais um treino, ficam mais treinados. Tal como um halterofilista têm mais força do que tu porque treina os seus músculos, quem atinge o estado nirvana é porque treinou a mente para isso e por isso pode atingir um estádio mental mais elevado. Mas nirvana é só uma palavra para descrever o que na verdade o homem procura desde sempre, o conhecimento e paz interior para posteriormente ver o mundo com outros olhos. "Olha mas não vê, escuta mas não ouve"

NadP

Mensagens : 9
Data de inscrição : 09/12/2009
Idade : 35
Localização : Portimão/Évora

Ir para o topo Ir para baixo

Nirvana. Empty Da Evolução

Mensagem  Johnny Bigode Qui Dez 17, 2009 7:48 am

Acredito que haja uma evolução.
Não acredito num estádio último de iluminação.
Acredito que haja evoluções em múltiplos aspectos da realização humana que tendem a ser mais ou menos universais, embora com manifestações localizadas e contextuais.

Acredito que não é necessariamente arrogante Y pensar que X é mais evoluído que B em A, desde que haja alguma humilde noção das condicionantes localizantes, ou seja, que Y esteja minimamente consciente das condicionantes do seu próprio filtro normativo nessa avaliação.

Acredito que a evolução é direccionada para uma transcendentalidade, para além da imanência do ego, num caminho de expansão da consciência e (re)ligação com o Universo. Mas, sem ser contraditório, acredito igualmente que em tudo co-existem a imanência e transcendência, faces da mesmo moeda.

Acredito que este caminho é pautado pela humildade e pela crescente tomada de consciência da infinitamente complexa e transcendente natureza do Universo, (ou de Deus). Acredito que esse crescimento humilde é caracterizado por uma noção de estar intuitivamente mais ligado ao que nos compreende, mas, novamente sem ser contraditório, ao mesmo tempo por uma tomada de consciência de que quanto mais sabemos mais intuimos sobre a "real" complexidade do que nos transcende, o que se traduz numa sensação de que "quanto mais sei, mais sei que nada sei", porque o que me compreende é infinitamente maior do que eu alguma vez possa compreender.

Johnny Bigode

Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Nirvana. Empty Re: Nirvana.

Mensagem  Herodes Seg Dez 28, 2009 4:58 pm

Penso no Nirvana como um limite teórico inatingível para nós, pelo menos por agora, por muito treino que se tenha.
Existe sim uma evolução mas é no meu ver, uma evolução relativa e não absoluta ao ponto de alcançar a "Iluminação".
Por exemplo,o conhecimento é alcançado pelo estudo, mas por muito que estudemos nunca teremos o conhecimento absoluto.
Através do pensamento e meditação, é possível a alteração da consciência e do conhecimento interior e evolução dos mesmos, sendo possível na minha opinião a obtenção da paz interior, pois é algo que depende da consciência de conhecimento pessoal e das acções de cada um.
Herodes
Herodes

Mensagens : 3
Data de inscrição : 28/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Nirvana. Empty Re: Nirvana.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos