Existes, Logo Pensa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mecânica Quântica - the New Frontier.

2 participantes

Ir para baixo

Mecânica Quântica - the New Frontier. Empty Mecânica Quântica - the New Frontier.

Mensagem  Admin Seg Dez 14, 2009 5:04 pm

Não é meu intuito expor aqui toda a teoria quântica, com os seus artifícios matemáticos e as suas implicações melindrosas, mas apenas levantar uma questão que me parece pertinente. Para isso, farei apenas uma breve introdução a alguns conceitos físicos, tentando manter o conteúdo acessível e compreensível.
Segundo esta teoria, as partículas constituíntes do Universo têm um comportamento dual, que ora é tipicamente corpuscular ora marcadamente ondulatório. Uma das consequências levantadas pelas várias interpretações da Mecânica Quântica sugere que qualquer partícula se encontra espalhada numa onda de probabilidade por todo o espaço. Apenas o acto de observação, ou medição, compele um colapso da função de onda num valor específico. A questão que coloco é: como observadores que somos, em que medida os nossos pensamentos e decisões podem influenciar, mesmo fisicamente, o mundo que nos rodeia? Até que ponto construímos a realidade com o nosso poder de observação? Se uma partícula assume um comportamento muito singular apenas por estar a ser submetida a medições, então que influência temos sobre todas as partículas do Universo enquanto seres pensantes e observadores?

Admin
Admin

Mensagens : 33
Data de inscrição : 09/11/2009
Idade : 34
Localização : Coimbra/Portimão

http://themindstreamofinevitablethoughts.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mecânica Quântica - the New Frontier. Empty Re: Mecânica Quântica - the New Frontier.

Mensagem  NadP Qua Dez 16, 2009 4:59 am

Não tenho grande conhecimentos na área, mas essa é teoria que suporta uma ideia muito interessante. Eu pessoalmente gosto de pensar que seja verdade que consigamos influenciar a nossa realidade. Isto remete-nos para questões metafísicas mas a experiência da molécula de água é curiosa... Deixo-vos um trecho de um documentário onde fala dessa questões.
https://www.youtube.com/watch?v=ScbON-y5U2k&feature=player_embedded

NadP

Mensagens : 9
Data de inscrição : 09/12/2009
Idade : 35
Localização : Portimão/Évora

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos